top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Moda que cabe na Universidade

  • Por Beatriz Meirelles
  • 1 de mai. de 2015
  • 3 min de leitura

Os jovens Universitarios encontram, muitas vezes, dificuldade na hora de se vestir para ir às aulas. Os alunos da PUC-Campinas esbanjam os mais variados looks pelo Campus I da Universidade , mas os critérios de escolha e estilos se assemelham tanto que acabam até se misturando.

Segundo o dicionário, moda é uma tendência, uma forma de se vestir, um modo, costume, vontade. Quem sai do ensino médio sonha com a liberdade que a Universidade traz, inclusive no quesito roupa. Essa nova fase traz consigo um novo estilo de vida, mas para muitos jovens, a empolgação de poder vestir o que quiser dura pouco.


Ficar em dúvida ou perdido na hora de se vestir é comum. Uma enquete realizada na Universidade PUC-Campinas, perguntou aos alunos qual o critério mais importante na hora de escolher uma roupa para ir à faculdade. Mais de 80% dos entrevistados, entre meninos e meninas do Campus I da Universidade, responderam que prezam o conforto acima de qualquer coisa. No século XX a palavra que rege a moda é individualismo. Segundo o sociólogo formado pela Unicamp, Flávio Ferrão, a liberdade de expressão entre os jovens ganha força também através das roupas "A moda se tornou um símbolo de pertencimento a um grupo específico e também como uma maneira extremamente pessoal de se vestir, criando muitas vezes, uma maneira própria dentro de um estilo ja existente", afirma.


E nesse contexto moderno e descolado, dois estilos muito parecidos ganham destaque entre os jovens universitários. São eles o Comfy Style e o Agender.


Comfy Style O conforto acima de tudo

Menos é mais: Henrique veste camiseta básica e calça jeans nude, tênis vinho e bolsa verde militar.

O aluno Henrique Fernandes que cursa o quinto período da Faculdade de Jornalismo, acompanha as tendências street style e busca sempre estar na moda, mesmo em looks mais simples. Para ele, a roupa deve ser condizente com o ambiente “Com um estilo mais básico, sei que estarei confortável e sempre na moda. Sem contar que na faculdade a gente vem para estudar e fica a maior parte do tempo sentado, então não faz sentido vir todo produzido e se sentir desconfortável, isso pode até atrapalhar no desempenho acadêmico”, ressalta.


Esse estilo “clean” que preza o conforto recebe o nome de Comfy Style, ou seja, quanto mais confortável, melhor. É o estilo perfeito para os estudantes e por isso o mais encontrado nos corredores das Universidades. Foi-se a época em que moletom era pijama. Hoje, nove em cada dez alunos da PUC-Campinas vestem alguma peça comfy. Para Henrique, “para se sentir confiante, primeiro esteja confortável na roupa que você veste.”



Moda sem gênero Agender, o estilo que mistura masculino e feminino


A moda sem gênero (ou para todos os gêneros) é recente e vem ganhando força na medida em que rompe a fronteira entre os gêneros. Essa moda unissex que mistura peças do guarda-roupa feminino e masculino, levanta um debate que diz respeito à sexualidade. Para o sociólogo Flávio Ferrão, "a sociedade brasileira heteronormativa e machista acaba por impor problemas na livre expressão das mulheres e dos homossexuais em geral", por esse motivo o estilo que mistura os gêneros surge como forma de afirmação da liberdade também na hora de se vestir. O aluno Henrique acredita que este estilo é revolucionário "Eu acho incrível, é um movimento que surge para quebrar a cultura binária de gênero. Para mim, é sinônimo de liberdade e de quebra de regras sociais."


A tendência unissex surgiu com a Selfdriges, uma multimarcas britânica que lançou em março a Coleção AGENDER. O projeto fala sobre um estilo de vida mais do que as roupas em si. Nas palavras do renomado designer e embaixador de Agender, Faye Toogood, “Não há mais restrições: vista o que você escolher e não deixe a sociedade ditar o que deve ser.” Vale a pena conferir, abaixo, o vídeo que promove a coleção.


A moda sem gênero oferece muitas peças que podem ser incorporadas ao dia a dia universitário, como amplos casacos acolchoados, camisetas, regatas, paletós, bermudas, jeans e calças de alfaiataria em tons mais neutros. A variedade de estampas e os cortes mais ajustados do setor feminino agradam aos homens adptos à esse estilo; já as mulheres se interessam pelo conforto das peças originalmente masculinas.


Troca de armários Peça fundamental no armário de qualquer universitário, os tênis ganham cada vez mais espaço nos looks femininos.

tenis.jpg

O Jeans também trocou de armários: Calça mais justa (skinny) para os meninos e a mais larguinha (Boyfriend) para as meninas.

collage.jpg

Na moda dos anos 90 podemos dizer que os jovens buscam, acima de tudo, uma maneira de ser igual entre os diferentes e ao mesmo tempo diferente entre os iguais. Ter estilo é ser único e ser único é ter a liberdade de poder vestir o que quiser e como quiser. Se você acha que tem um estilo único, poste sua foto de “look do dia” com a hashtag #ModaNaUniversidade. As três fotos que receberem mais curtidas serão publicadas aqui no blog.





 
 
 

Comments


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page