top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Meu quarto, meu estilo

  • Vanessa Sartor
  • 13 de jun. de 2015
  • 3 min de leitura

Livros, cds, adesivos, bilhetinhos, roupas, fotos, pôster. A partir dessas palavras já dá para ter uma noção de como são os quartos dos universitários. São muitas lembranças, muitos amores, e principalmente, muita vontade de expressar tudo isso, mesmo que seja em uma simples parede do quarto. Parede essa que pode se transformar em algo muito criativo para esses jovens.

No dicionário, decoração é um conjunto de elementos de uma obra de arte ou peça artística que apelam aos sentidos (cor) ou despertam sensações (forma e movimento).


Mas por que decorar?

Qual então seria a importância de decorar seus quartos para esses estudantes? De acordo com a psicóloga especializada terapia comportamental e supervisora em clínica e acompanhamento terapêutico, Maira Cantarelli, a decoração é um fator importante no processo de aprendizagem desses jovens. “Além dos universitários poderem expressar em forma de arte tudo o que sentem por dentro, o ambiente em que vivem se torna leve, confortável e aconchegante, ou seja, com a cara dos seus donos. Isso ajuda pois nessa fase da vida, há um brusco rompimento com a casa dos pais, local onde estavam habituados a viverem. Logo, o estudante se torna mais livre para realizar suas atividades quando está em contato com um local agradável para seu gosto. ” Em Campinas, o número de universidades e faculdades chega a 15 de acordo com o site de turismo do estado de São Paulo. Logo, o número de universitários vivendo na cidade é grande. Para então, conhecer um pouco mais sobre “o cantinho” desses jovens, visitamos o quarto de 4 jovens campineiros, Sarah, Geovana, Jussara e Henrique.

Cinema no quarto

A primeira a ser visitada, foi a estudante de jornalismo da PUC-Campinas, Sarah Bulhões. O quarto é recheado de dvds e pôster, já que a menina é viciada em filmes. Sarah conta que só depois de sair da casa dos pais, conseguiu arrumar toda a sua coleção de filmes. “Minha mãe não gostava de ver toda a parede enfeitada. Mas agora que estou em Campinas, adoro deixar tudo organizado, aliás, é uma terapia para mim deixar tudo em ordem. ” A universitária também diz que coloca todos os dvds e box de filmes em ordem alfabética em uma estante. “Não deixo ninguém mexer em nada. Para emprestar algo para um amigo, somente se ele for muito próximo mesmo”, ri a garota.

O quarto da cinéfola, Sarah. Foto: Vanessa Sartor

A trilha-sonora do quarto

Já para a universitária que cursa administração na Unicamp, Geovana Marques, a música é a principal decoração do seu quarto. “Sempre vivi nesse meio de artes desde criança. A música é muito importante para mim, e quis deixar registrado todos os meus ídolos na parede. ” Além disso, a estudante diz ter uma parede só para trechos de músicas. “São partes de músicas que sempre me inspiraram, que pareciam fazer parte da minha vida. Colei tudo em forma de bilhetinhos. Isso fez com que eu conseguisse entender que agora aquele era meu novo cantinho. ”

Os ídolos no quarto de Jussara. Foto: Vanessa Sartor

As música em papéis. Foto: Vanessa Sartor

A bagunça perfeita

No quarto da estudante de marketing da ESAMC, Jussara Pietro, diz que nunca foi organizada. “Sempre fui bagunceira. Minha cama nunca está arrumada, e adoro ela assim. Mas quando entrei na faculdade, resolvi começar uma coleção de bolachas (pequeno suporte para bebidas servido em bares e restaurantes), já que nessa fase, adoramos beber. A partir daí, fui organizando melhor os objetos. ” Jussara também diz adorar andar de skate, e para compor seu look, tem vários bonés no seu quarto. “Faz parte do meu estilo, então faz parte do meu quarto também. ”

O cantinho de Geovana e susas bolachas. Foto: Vanessa Sartor
A coleção de boné. Foto: Vanessa Sartor

Quando do Henrique com a luz-negra. Foto: Henrique Fernandes

Menino organizado?

É isso mesmo. O estudante de jornalismo da PUC-Campinas, Henrique Fernandes, diz ser extremamente organizado. "Esse ditado que menino não pode organizar tudo, é mentira. Todas as minhas coisas sempre estão limpas e nos seus lugares. Se algo está fora do lugar, já me estresso." Henrique conta que seu quarto é o seu próprio reflexo. "Eu sou assim, metódico, gosto de apreciar as coisas. Comprei uma luz-negra e crio um ambiente muito gostoso, é ótimo para ouvir uma boa música e pensar na vida. " O menino ainda ressalta a importância do seu quarto. "O quarto é onde eu passo quase todo o tempo quando estou em casa. Como moro sozinho, sou livre pra decorar como eu quero, e isso é ótimo. "

E aii? Você também tem um quarto bacana e quer mostrar pra gente? É só mandar na página do blog no Facebook.

Até a próxima companheiros!

 
 
 

Comments


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page